Quando chega o momento de financiar um imóvel, existem vários processos para se ficar atento e buscar se precaver para evitar transtornos. Segue 5 dicas para não errar durante esse processo:
1- Regularize sua finanças, antecipadamente: veja se seu nome está limpo, confira todas as suas dívidas, se estão em dia e quitadas e seu score de crédito. É fundamental se atentar a isso para não correr o risco da proposta de crédito ser recusada pelo banco, adiando seus planos de conquistar a sonhada casa própria.
2- Se planeje financeiramente: as duas etapas mais essenciais, financeiramente, durante a negociação do financiamento são a entrada e as parcelas. Analise tudo com cuidado, qual a porcentagem você consegue dar de entrada e qual o valor da parcela você consegue arcar, com folga. Uma dica financeira é ver se consegue dar pelo menos 20% de entrada no valor do imóvel e se o valor das parcelas não ultrapassariam 30% da sua renda mensal. Assim você já estará bem a frente e pronto para continuar a proposta.
3- Avalie outras opções de financiamento: o banco da CAIXA é o mais famoso por transações imobiliárias, mas avalie outras possibilidades como bancos privados e financiamentos pela própria construtora (em casos de lançamentos e/ou loteamentos). Você pode se surpreender com as condições. Simule o financiamento de diversas formas, veja quantos anos pretende pagar, qual o mínimo de entrada e faça tudo isso com calma.
4- Não negligencie a documentação: seja sua ou do imóvel, observe tudo e se preciso for, regularize o mais rápido possível. Procure orientação quanto aos registros em cartório do imóvel e organize seus documentos pessoais.
5- Leia os termos do contrato: é super comum ignorar as cláusulas do contrato de crédito e/ou financiamento. Mas a verdade é que para não ser pego de surpresa, é necessário ler antes de assinar o acordo. Algum problema pode surgir no caminho ou alguma desistência da sua parte. Por isso, é necessário saber o que fazer antes mesmo de assinar. Condições abusivas podem ser questionadas na justiça, mas para evitar desgaste, consulte um corretor ou imobiliária que seja profissional, ou advogado de confiança.
A Muratori Netimóveis trabalha com a maior transparência entre clientes vendedores e compradores, consulte todos os termos e tire suas dúvidas com a gente durante o atendimento.