As diferenças entre condomínio vertical e horizontal

O formato de condomínio já faz parte da rotina ao procurar um imóvel no Brasil. Essa configuração reúne o financeiro dos moradores e distribui em serviços das áreas comuns, dividindo os espaços entre diferentes proprietários como piscina, salão de festas, academia, etc.

O condomínio vertical cresce para cima, é um prédio com vários apartamentos. Já o condomínio horizontal possui sua extensão para os lados, sendo a forma mais comum preenchido por casas.

Vantagens do condomínio vertical:

  • Pode ser considerado mais seguro pela dificuldade de acesso não permitido;
  • Normalmente, estes condomínios tem maior chance de serem construídos em locais mais centrais. Portanto, mais próximos ao trabalho, à escola e outros afazeres da cidade. Sendo assim, a localização costuma ser um ponto positivo para o condomínio vertical;
  • A valorização do imóvel é bem considerada neste tipo de condomínio. Anos depois da compra eles podem estar valendo muito mais do que você pagou no início da negociação.

Vantagens do condomínio horizontal:

  • Maior contato com a natureza: em contrapartida ao condomínio vertical, o horizontal normalmente tem mais áreas verdes, ar livre e áreas comuns bem naturais.
  • Vizinhança: pode haver menos barulho que um condomínio vertical, mais privacidade e a menor ou nenhuma necessidade de dividir áreas comuns como lavanderia, piscina e salão de festas, porque cada um tem praticamente tudo que precisa na sua própria casa.
  • Planta: maior flexibilidade para alteração na construção.

O que importa de verdade é qual imóvel ou condomínio é mais funcional para você. Diante disso, a Muratori Netimóveis busca te entender e saber suas maiores necessidades para os corretores indicarem o melhor imóvel para o seu caso!