A Automação Residencial é o uso da tecnologia aplicado dentro de casa para facilitar tarefas diárias que só seriam possíveis com presença humana. É algo que tem facilitado e muito a otimizar tempo e aumentar a segurança dos moradores.
Veja alguns exemplos de possíveis automações residenciais em várias áreas:
- Segurança: visualização de imagens das câmeras de segurança através da internet, notificação direta à polícia ou segurança privada, caso tenha alguma ocorrência contra a segurança da família e da propriedade privada, como detecção de fumaça ou invasão.
- Iluminação: hoje já é possível automatizar a iluminação dos ambientes até mesmo por comando de voz. Existem diversas marcas de equipamentos, onde as vozes são configuradas e controlam as luzes, seja para desligar e ligar, seja para alternar as cores.
- Sistema de som: ouvir uma música é sempre bom. Imagina poder controlar e ter uma música de qualidade no cômodo que quiser? Isso já é possível na automação residencial.
- Irrigação de Jardim: desde sensores de umidade à temporizadores para irrigar as plantas e ficarem com as condições ideais.
- Biometria: cadastramento de digitais para o controle de entrada e saída das pessoas no ambiente, muito ligado à segurança também.
- Controle de temperatura: acionar ar condicionado ou aquecedor da maneira que achar melhor. Uma opção é estipular horários para ligar, desligar ou alterar a temperatura.
- Automatizar cortinas: o próprio nome já diz tudo, mas isso pode ir além. Se esse sistema for vinculado ao de iluminação, por exemplo, você tem o máximo aproveitamento da luz natural, economizando a energia elétrica quando as luzes desligam, quando estavam ligadas desnecessariamente.
Em resumo, hoje em dia muitas pessoas já aderiram diversos tipos de automações residenciais, sendo algo que valoriza um dos bens mais preciosos da vida: o nosso lar.
Acompanhe o blog e as redes sociais da Muratori Netimóveis para mais artigos e informações como essas.