Sabe-se que qualquer local da residência que fica úmido e sem ventilação é propício para mofo e acontecimentos desagradáveis, ainda mais se o clima da sua região for propícia a umidade. Por isso, é fundamental arejar os ambientes da casa. No entanto, muitas residências possuem banheiros sem janelas e são ambientes de extrema umidade. Diante dessa situação, segue 5 dicas para manter seu banheiro arejado e limpo, evitando qualquer situação indesejável.
- Deixe a porta aberta, durante o não uso: isso irá colaborar para maior circulação de ar dentro deste cômodo, evitando fungos e até mesmo mau cheiro.
- Se possível, tenha plantas: as plantas, além de ajudar na decoração de banheiros modernos, ajudam a filtrar o ar e umidade. É claro que possuem plantas mais específicas que se dão melhor nesse tipo de ambiente quente e úmido, como por exemplo, eucalipto e samambaia.
- Utilize um exaustor se necessário: se seus cômodos forem mais fechados ainda, instale um exaustor (com auxilio de um arquiteto e/ou engenheiro), pelo menos uma vez ao dia, para transferir o ar de um ambiente (o banheiro) para outro (cômodo ou local após a porta do banheiro).
- Utilize um aparelho desumidificador de ar: esse aparelho pode reduzir muito a umidade do ar, armazenando gotículas de água presentes no ambiente para serem descartadas depois. CUIDADO: o desumidificador precisa ser colocado em um local mais distante da pia e do chuveiro (fontes de água no geral) para evitar mau funcionamento e acidentes, visto que é um aparelho elétrico.
- Limpeza: uma boa limpeza é sempre necessário para evitar mofos, sujeira e maus cheiros. Desde limpezas superficiais diárias até mais complexas, periodicamente.
Mas, se por acaso, você leu esse artigo depois da situação estar complicada, contrate um especialista para analisar o seu caso, especificamente.