Como escolher um imóvel por meio do sol 🌇☀️

Além da localização e demais qualidades que procuramos em um imóvel, é essencial observar o posicionamento do sol ou como ele incide no imóvel que te interessa.

De fato, imóveis bem iluminados costumam ser mais valorizados do que imóveis escuros e com pouca ventilação. A iluminação influencia na economia de energia e até na sensação de bem estar. Em cidades mais quentes o sol também pode trazer algo negativo, como elevada temperatura interna do imóvel. Por isso, é fundamental observar a incidência solar. Mas como fazer isso?

3 maneiras de descobrir sobre a influência do sol no imóvel interessado: perguntar consultores e proprietários, descobrir por conta própria, indo ao imóvel ou saber como é a orientação de bússola, por exemplo para saber aonde o sol nascerá e onde se porá.

Algumas diferenças e destaques que podemos citar:

  • Sol da Manhã: ambiente iluminado, raios solares menos intensos e calor ameno. Ao entardecer, o imóvel não “esquentará” tanto, deixando o ambiente mais ameno durante a noite.
  • Sol da Tarde: tende a ser mais quente, trazendo maior calor para o interior do imóvel. Mas com o lado positivo de maior economia de energia no período da tarde.
  • Há também regiões da cidade que podem receber maior ou menor quantidade de raios solares durante todo o dia.
  • Em diferentes épocas do ano isso pode variar, tenha isso em mente quando for analisar a incidência de luminosidade.

A Muratori Netimóveis procura ter o máximo de informações para passar aos seus clientes compradores, uma delas é sobre a incidência da luz solar e como as paredes e muros também podem influenciar na temperatura e na iluminação.